Blog

A Taxa Selic, o Mercado de Alto Luxo e a Covid-19.

Como entender o movimento do mercado imobiliário em meio a pandemia.
27 de Julho de 2020

A Taxa Selic, o Mercado de Alto Luxo e a Covid-19.

O começo da pandemia do covid-19, em março de 2020, trouxe uma série de turbulências econômicas para o país. Muitos segmentos ficaram severamente abalados com esse novo cenário, com ênfase para o setor imobiliário de alto luxo, cujo o hype seguiu em direção oposta e manteve-se elevado, justamente pela exorbitante queda da taxa Selic.

A economia apresenta um pacote muito interessante para o investidor, começando pela taxa de juros que bate recorde mínimo na história. O que eleva a confiança de realizar novos investimentos durante essa pandemia, justamente para colher frutos mais graúdos no futuro.

A taxa de juros em patamar mínimo é resultado dos sucessivos cortes que o Banco Central tem feito na Taxa Selic. Em junho deste ano, o valor da taxa básica de juros chegou a 2,25%. Considerando a projeção atual que o mercado faz da inflação de 2021 (cerca de 3%), há a possibilidade do ano que vem ter uma economia de ganho real negativo com a Selic.

Porque sempre que a taxa de juros cai, o interesse do consumidor no mercado imobiliário aumenta. Primeiro porque deixa de ser interessante investir em Renda Fixa. Segundo porque cada 1% a menos nos juros do financiamento imobiliário é equivalente a 2 milhões de famílias que passam a ter condições de arcar com o financiamento. 

Por causa de todos esses fatores, há uma expectativa real de que o movimento de crescimento do mercado imobiliário de alto padrão siga, de fato. Isso traria um aquecimento para a economia e novos empregos para o setor, uma vez que estimularia o lançamento de novos empreendimentos.

Os imóveis de alto luxo, além de se manterem bem posicionados perante os consumidores, ficaram mais acessíveis para quem já vinha poupando para conquistar seu sonho e construir memórias inesquecíveis em lugares verdadeiramente exuberantes e exclusivos. Outras mudanças muito importantes já são vistas no horizonte, mas esse é um assunto para um próximo post.

Para mais informações e consultas especializadas sobre onde é melhor investir ou qual a melhor propriedade para você e sua família viverem momentos históricos com muito requinte e exclusividade, é só entrar em contato com nosso time de consultores! Estamos de plantão desde o início da pandemia. Nossa missão é poupar o que você tem de mais precioso, o tempo.


Redator: Áquilo Vitor Oliveira