Blog

Qual o tamanho real do seu apartamento?

Área privativa x Área comum
23 de Maio de 2018

Ao buscar um apartamento para comprar ou alugar, você já se deparou com termos como “área total” ou “área comum“? Já ficou sem saber a diferença entre “área útil” e “área privativa“?

Não se trata de jeitos diferentes de chamar uma mesma coisa. Esses quatro nomes podem gerar interpretações erradas na aquisição de um imóvel.

Conhecê-los permite uma melhor compreensão do espaço real que você está adquirindo: o que, de fato, é parte privada da sua unidade e o que é parte de uso comum, por exemplo.

Área Privativa: É a área do imóvel de uso exclusivo de seu proprietário. Agrega tudo o que é privativo ao apartamento no edifício, incluindo vagas de garagem e cômodos de despejo. É delimitada pela superfície externa das paredes.

Área Comum: Espaços que podem ser utilizados por todos os moradores de um condomínio, tais como salão de festas, piscina, playground, portaria e áreas de circulação, entre outros.

Área Total: É a soma da área privativa da unidade autônoma com a área comum de divisão proporcional entre os condôminos.

Área Útil: Também conhecida como a área da vassoura, é o espaço dos compartimentos da unidade, descontadas as áreas das paredes e pilares.

Espero que tenhamos ajudado você a entender um pouco mais sobre as diferenças que existem entre os tipos de área de um imóvel!