Blog

O que é a 4ª revolução industrial - e como ela deve afetar nossas vidas

Tudo que você precisa saber sobre a Quarta Revolução Industrial: 
16 de Maio de 2018

O que é a 4ª revolução industrial - e como ela deve afetar nossas vidas

Tudo que você precisa saber sobre a Quarta Revolução Industrial: 

O que é?

Atualmente, já é possível sentir os efeitos da chamada Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, pois a convergência tecnológica nas áreas física, biológica e digital está propiciando transformações radicais para setores e povos de todo o globo.

Nossa história é subdividida em períodos que têm como marcos principais alguma reestruturação profunda.

Essa grande transformação — quando a utilização de ferramentas e avanço das técnicas agrícolas mudaram, para sempre, a história do Homem — foi apenas a primeira de uma série de revoluções. Em comum, as revoluções se caracterizam pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e do conhecimento humano e, de uma maneira geral, afetam a forma como a sociedade se estrutura e se desenvolve.

 A QRI se resume em Inovações tecnológicas nas áreas de:

  • inteligência artificial,
  • robótica,
  • internet das coisas,
  • veículos autônomos,
  • impressão em 3D,
  • nanotecnologia,
  • biotecnologia,
  • armazenamento de energia e computação quântica

REVOLUÇÕES

  • Primeira (entre 1760 e 1840): máquina a vapor, ferrovias;
  • Segunda (final do séc. XIX): advento da eletricidade e da linha de montagem;
  • Terceira (década de 60): revolução digital ou do computador;
  • Quarta (virada do século): inteligência artificial, robótica, internet das coisas, veículos autônomos, impressão em 3D, nanotecnologia, biotecnologia, armazenamento de energia.

Haverá uma mudança sistemática e profunda!

Exemplos: Airbnb, Uber, Alibaba, Google (carro autônomo), WhatsApp.

“O Uber, a maior empresa de táxis do mundo, não possui sequer um veículo. O Facebook, o proprietário de mídia popular do mundo, não cria nenhum conteúdo. Alibaba, o varejista mais valioso, não possui estoques. E o Airbnb, o maior provedor de hospedagem do mundo, não possui sequer um imóvel” –Tom Goodwin(p. 28-29).

A quarta revolução industrial é impulsionada por três categorias: A Física, digital e biológica

Na categoria física temos quatro principais manifestações que são: Veículos autônomos, Impressão em 3D, robótica avançada e Novos materiais.

Você sabia?

  • Os veículos autônomos como carro, caminhões, aviões, barcos e drones sem motoristas serão capazes de executar várias tarefas.
  • A impressão em 3D consiste na fabricação de um objeto por impressão, camada sobre camada, de um modelo ou desenho digital em 3D. E quais são as vantagens? Preço acessível, customização e sustentabilidade.
  • A robótica avançada é aclamada para ajudar na superação de tarefas rígidas e interação. Avanço de sensores capacitam os robôs a compreender melhor o seu ambiente e empenhar em tarefas variadas.
  • São destaque os nanomateriais como o grafeno (200 vezes mais forte que o aço, milhões de vezes mais fino que um cabelo humano e eficiente condutor de calor e eletricidade).

Na categoria biológica temos: Inovações no campo da biologia, particularmente na genética; Biologia sintética –modificar organismos já existentes, alterando seus códigos genéticos, possibilidade criar organismos personalizados; Engenharia genética -Capacidade de interferir e modificar seres vivos (animais, plantas), adaptá-los a condições adversas; Possibilidade do xenotransplantes (recriar órgãos) e Questões éticas são suscitadas.

Novidades:

É esperado o primeiro telefone celular implantável e disponível comercialmente, que serão dispositivos implantados no corpo permitindo a comunicação, localização, monitoramento (saúde);

Óculos de leitura conectados à internet, que são óculos, lentes/fones de ouvido e dispositivo de rastreamento podem se tornar ‘inteligentes’ e levar os olhos e a visão a se tornarem a conexão com a internet e os dispositivos conectados.

Roupas conectadas à internet, são tecnologias que se encontram nos celulares estar integrada em roupas e acessórios (ex. baba eletrônica vestível –pais sendo substituído pelos sensores).

A casa conectada, onde 50% do tráfego da internet consumida nas casas e aparelhos dispositivos, controlando a energia, ventilação, ar-condicionado, áudio e vídeo, eletrodomésticos, sistema de segurança, robôs para serviços.

Carros sem motoristas, dispensam o motorista e são mais eficientes e seguros.

Inteligência artificial, como a primeira máquina de IA a fazer parte de um conselho de administração, ela armazena dados e informações e auxilia nas decisões complexas (algoritmos).

O primeiro farmacêutico robótico dos EUA, robôs agilizando as cadeias de fornecimento.

Bitcoins e Blockchain, é esperado que 10% do PIB seja armazenado pela tecnologia de blockchain que são moedas e transações digitais.

Impressão em 3D e produtos de consumo, é esperado que 5% dos produtos aos consumidores impressos em 3D. Impressão de eletrodomésticos, por exemplo, feitos por qualquer um que tenha uma impressora.

E onde são os impactos da QRI? Principalmente na economia/negócios, nos territórios locais e globais e na sociedade.

Economia: A capacidade do líder de continuamente aprender, adaptar-se e desafiar seus próprios modelos conceituais e operacionais de sucesso é o que irá distinguir a próxima geração de líderes comerciais bem-sucedidos. A quarta revolução industrial obriga as empresas a imaginar o funcionamento prático entre os mundos off-line e on-line –parcerias. O consumo de serviços e não mais de produtos.

As empresas vão enfrentar os seguintes desafios: Hierarquias flexíveis, novas formas de medir e recompensar o desempenho, novas estratégias para atrair e reter os talentos competentes –esses fatores se tornarão a chave do sucesso organizacional (... as organizações bem-sucedidas passarão cada vez mais de estruturas hierárquicas para modelos mais colaborativos e em redes. E irão se dar bem as empresas que conseguirem combinar as dimensões digitais, físicas e biológicas;

Nacional e global: A quarta revolução industrial coloca em perspectiva a situação de ‘lidar’ com o empoderamento dos cidadãos. Citando Moisés Naím: “No sec. XXI, será mais fácil chegar ao poder, mas difícil usá-lo e mais fácil perdê-lo”. Mas vale um alerta –as tecnologias que podem empoderar o cidadão também podem vigiá-lo.

Sociedade: Os mercados de trabalho estão ficando enviesados para um conjunto limitado de competências técnicas. Riscos do aumento da desigualdade. Metade dos ativos do mundo é hoje controlado por 1% (os mais ricos) da população mundial, enquanto a metade mais pobre da população mundial possui em conjunto menos de 1% da riqueza glogal.

Comunidade: A quarta revolução industrial não está mudando apenas o que fazemos, mas também o que somos. Sociedade centrada no indivíduo: Ao contrário do passado, a noção de pertencer, de fazer parte de uma comunidade, é hoje definida pelos interesses e valores individuais e por projetos pessoais.

Considerações finais:

“Nós ainda podemos moldar o nosso futuro de uma forma que beneficie a todos. A janela de oportunidade para fazer isso é agora”;

“Assumamos, portanto, uma responsabilidade coletiva por um futuro em que a inovação e a tecnologia estejam focadas na humanidade e na necessidade de servir ao interesse público, e estejamos certos de empregá-las para conduzir-nos para um desenvolvimento mais sustentável”;

“Acredito firmemente que a nova era tecnológica, caso seja criada de forma ágil e responsável, poderá dar início a um novo renascimento cultural que irá permitir que nos sintamos parte de algo muito maior que nós mesmos –uma verdadeira civilização global”.

 

Referências: 

http://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309

https://www.centralserver.com.br/blog/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-quarta-revolucao-industrial/

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/4-revolucao-industrial-como-robos-conversando-com-robos-pela-internet-vao-mudar-sua-vida.ghtml

https://ultimate.com.br/o-futuro-chegou-entenda-o-que-e-4a-revolucao-industrial/

Apresentação: Cesar Sanson—UFRN/IHU

Diagramação: Jonathan Camargo —IHU

Livro: A quarta revolução industrial – KLAUS SCHWAB